A classe dos Corretores de Imóveis conta com um estímulo adicional ao seu desenvolvimento e desempenho. Um símbolo que a identifica e distingue entre as demais.
Essa marca é o Colibri – o beija-flor brasileiro – o símbolo dos Corretores de Imóveis. A escolha resultou de pesquisas encomendadas pelo COFECI a especialistas que indicaram o Colibri – “Glaucis Hirsuta” – para representar a classe por ser o pássaro que mais se asse-melha aos profissionais da intermediação imobiliária na luta pela sobrevivência.
Aprovado por unanimidade dos conselheiros durante a realização da XVII Seção Plenária do COFECI (em Porto Alegre no ano de 1981). O símbolo representa o Corretor de imóveis nos impressos, faixas, logotipos, medalhas e todos os anos no dia 27 de agosto, quando se comemora o Dia Nacional do Corretor de Imóveis, conforme a resolução COFECI nº, 126 link removido
Por que o colibri?
A escolha se justifica. O Corretor como agente intermediário na compra e venda de imóveis assemelha-se ao colibri que é, por excelência, um intermediário entre duas fases de um processo de enri-quecimento da natureza, isto é, a transformação da flor em fruto pela polinização realizada em grande parte pelo pássaro em sua visitação constante à procura do néctar. Neste aspecto tam-bém observa-se outra semelhança: ao voar em torno de cada flor, o colibri não in-vade a corola, nem pousa sobre as pé-talas, mantendo-se fora e retirando de cada flor apenas o necessário.
Um outro aspecto interessante do colibri diz respeito à sua resistência devido ao seu grande coração. Metaforicamente podemos dizer que o bom Corretor, o profissional destinado a futuramente incluir-se entre os merecedores da Medalha do Mérito, depende também do seu coração na medida em que realiza seu trabalho com amor, dedicação e senso profissional, da sua resistência, o esforço em aprimorar-se e ao seu trabalho, não importando as dificuldades ou distâncias a percorrer e vencer na busca do seu objetivo.
O anel terá as seguintes características
“Em 1992, uma link removido " target="_blank" rel="noopener">Resolução do COFECI, a 335/92 criou o anel símbolo do Corretor de Imóveis. A belíssima joia tem infinitas possibilidades de design e incrustação, porém as características fiéis tem que ser: metal amarelo com pedra verde (turmalina ou esmeralda) incrustada com o Colibri (Glaucis Hirsuta).
Em virtude, talvez, da onda de violência que assombra o País, em conjunto com as dificuldades econômicas, muitos corretores de imóveis não adotam o anel, como integrante da formatura, no dia que vão receber a credencial.
Porém, esta é uma tradição que nunca sai de moda! A beleza da joia premia o esforço de estudo e dedicação do profissional.”
VEJA A RESOLUÇÃO DO COFECI QUE CRIA O ANEL SÍMBOLO DOS CORRETORES DE IMÓVEIS
RESOLUÇÃO-COFECI N.º 335/92
Cria o anel símbolo do Corretor de Imóveis. O CONSELHO FEDERAL DE CORRETORES DE IMÓVEIS-COFECI, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 16, da Lei n° 6.530, de 12 de maio de 1978, e do artigo 10, do Decreto n° 81.871, de 29 de junho de 1978, e, CONSIDERANDO que a grande maioria das profissões liberais têm um anel como símbolo que caracteriza sua atividade profissional; CONSIDERANDO que a profissão de Corretor de Imóveis já atingiu um elevado grau de respeitabilidade no seio da coletividade, justificadora da adoção de um símbolo que a identifique; CONSIDERANDO a decisão do Egrégio Plenário, em Sessão realizada dia 07 de agosto de 1992; R E S O L V E :
Art. 1º – CRIAR o anel símbolo do Corretor de Imóveis.
Art. 2º – O anel terá as seguintes características: metal amarelo com pedra verde (turmalina ou esmeralda) incrustada com o Colibri (Glaucis Hirsuta).
Art. 3º – Os Conselhos Regionais estimularão o seu uso pelos profissionais.
Art. 4º – Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições contrárias.
Brasília(DF), 10 de agosto de 1992
WALDYR FRANCISCO LUCIANO
Presidente
RUBEM RIBAS
Diretor 1º Secretário