Skip to content
Notifications
Clear all

Energia fotovoltaica e o mercado imobiliário. Uma perfeita parceria entre engenheiros e corretores de imóveis!


Sala do Corretor
Posts: 35
Admin
Topic starter
(@saladocorretoradmin)
Trusted Member
Entrou: 2 anos atrás
 
Todo Engenheiro investidor em energia fotovoltaica busca por terrenos, conhecidos numa linguagem popular de IMÒVEL “BB” ou mais especificamente, TERRENOS “BB” (BOM E BARATO) para a instalação de suas usinas fotovoltaicas.

Com esse novo cenário, a tendência é a união e colaboração mútua entre engenheiros e corretores de imóveis e até mesmo advogados e contadores.

Chegou a hora desses grandes profissionais se unirem para o desenvolvimento do país. Engenheiros & Corretores de imóveis. 
 
Hoje em dia e mais do que nunca, a busca por matrizes energéticas sustentáveis está se tornando uma tendencia mundial. Com relação à energia fotovoltaica, para seu melhor desenvolvimento, é necessário a integração de profissionais com grande conhecimento em suas respectivas áreas.
 
Você leitor, pode até estar se perguntando. – “Quer dizer que agora para que eu tenha sucesso como corretor de imóveis nessa área, tenho que entender sobre energia fotovoltaica também? A resposta é “-Não exatamente,” mas quanto mais conhecimento melhor, concordam? Logo, se você quiser ter sucesso, estude ou pesquise mais sobre o assunto energia fotovoltaica. Leia sobre a NBR 16.690:2019. (clique aqui para ver um vídeo explicativo)
 
É verdade que todo dinheiro investido em projetos de energia sustentável, parte dele é direcionado para um item extremamente necessário para sua viabilidade, que é o espaço para a instalação das “strings” e arranjos fotovoltaicos.
 
Em geral é utilizado a parte superior do imóvel do cliente, no caso o teto, mas por outro lado, quando um projeto de usina solar exige espaços muito maiores, estes grandes profissionais da engenharia necessitam de achar terrenos com boa irradiação solar, com passagem de linha trifásica na testada do imóvel e facilidade de acesso. Estas aparentemente são as três maiores exigências técnicas solicitadas pelos engenheiros.
 
Mas para que o corretor tenha sucesso nessa parceria, ele precisa entender um pouco sobre estas questões técnicas, combinar com o engenheiro empreendedor e iniciar a busca por terrenos específicos de melhor valor para o projeto. No caso imóveis “BB” (bom e barato).
 
Sabe aquele terreno ou lote difícil de vender por estarem mal localizados e ninguém quer? Pois é extremamente aquele tereno quente e insuportável que não brota nem carrapichu? Popularmente dizem que para todo sapato tem uma meia. E então. É esse o terreno ideal para os colegas projetistas. O terreno BB (bom e barato).
 
Veja alguns detalhes importantes para encontrar o "terreno BB":
  • Numa pequena usina de 75,00kw/pico é necessário calcular 16,00m² por cada Kilowatt/pico. Faça seus cálculos;

  • Quanto maior a irradiação solar melhor;

  • Uma pequena usina necessita, por questões técnicas, de estarem a uma distância de 5,00kms uma das outras (consulte um engenheiro);

  • Usinas podem ser alugadas a para redes de empresas e assim você terá grandes resultados.

Para ajudá-los a entender melhor, segue abaixo para quem interessar possa, um link do youtube, com uma aula magnífica do especialista no assunto Sr. Vanisio Pinheiros.
 
TÍTULO DO VIDEO: As 5 maiores dúvidas sobre o negócio de USINAS SOLARES com o especialista Sr. Vanisio Pinheiro do Canal Café Solar.
 
 
 
 
Os novos tempos exigem que todos os profissionais estejam sempre aprendendo, pesquisando e buscando oportunidades. Até agora, não tivemos a satisfação de encontrar nenhum profissional que busca sucesso, fazendo todo dia a mesma coisa em busca de resultados diferentes.
 
 
 
2 Respostas
Kleber Braga
Posts: 4
(@kleber-braga)
New Member
Entrou: 2 anos atrás

Excelente texto Prof. Fernando ! Tema extremamente atual e com possibilidade de gerar bons negócios para quem estiver preparado. 

Responder
Prof. Adv. Fernando de Queiroz
Posts: 5
(@prof-adv-fernando-de-queiroz)
Membro
Entrou: 2 anos atrás

Obrigado estimado nobre colega corretor Kleber Braga.

Com relação ao tema, tivemos que conhecer um pouco de outra área do conhecimento, no caso engenharia elétrica.

Foi consultando estes grandes profissionais engenheiros especialistas nessa área de energia fotovoltaica on e off-grid, que pudemos enxergar o quanto é importannte entender sobre este assuntro, mesmo de forma rudimentar, para vendermos mais terrenos especias para instalação de usinas solares. Como eles mesmo chamam. "Imóveis BB" - ou seja, terreno "Bom e Barato!"

Estamos constantemente aprendendo e seguimos a disposição de todos para ajudar a difundir conhecimento.

Conte sempre conosco aqui na Sala do Corretor.

 

Responder
Compartilhar: