Skip to content
Notifications
Clear all

Qual a origem do termo engenheiro e engenharia?


Sala do Corretor
Posts: 35
Admin
Topic starter
(@saladocorretoradmin)
Trusted Member
Entrou: 2 anos atrás

Os termos "Engenheiro" e "Engenharia" - Sua Origem

TEXTO TRANSCRITO NA SUA ÍNTEGRA DA REVISTA MILITAR DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Autor: Engº Pedro C. da Silva Telles

         

          "O termo "engenheiro", que surgiu primeiro, vem do latim "ingenium", que significava talento, aptidão, invenção, capacidade. Da origem latina derivou-se diretamente o termo português "engenho", aproximadamente com o mesmo significado. Com a adição do sufixo "eiro", que designa o indivíduo de uma profissão, chegou-se à palavra "engenheiro". Em outras línguas a palavra para designar o profissional de engenharia tem a mesma origem: "ingénieur", em francês, "engineer", em inglês, "ingenieur", em alemão, "ingeniero", em espanhol, etc. A palavra "engenheiro", já era usual, desde o Século XVII, tanto em português como -em outras línguas, com a acepção de quem é capaz de fazer fortificações e engenhos bélicos, isto é, para designar especificamente os engenheiros militares. Note-se que no mundo inteiro até o Século XVIII, e no Brasil até meados do Século XIX, atuavam na área de engenharia duas classes de profissionais, os engenheiros militares e os denominados "mestreS de risco".

          As funções primordiais dos engenheiros militares eram a cons.trução
. de fortificações e os levantamentos e mapeamentos estratégicos e demarcação de fronteiras. Os profissionais que propriamente projetavam e construíam as edificações em geral - inclusive as grandes e famosas catedrais -, eram os "mestres de risco", ou "mestres pedreiros", pessoas sem nenhuma formação teórica, e cujos conhecimentos da arte de construir eram apenas as regras empíricas, transmitidas verbalmente de um mestre mais antigo. A denominação desses profissionais guardava ainda uma lembrança das antigas corporações medievais. 

          Por essa época confundia-se, com freqüência, a função do engenheiro com a
do arquiteto e a do construtor, sendo, às vezes, difícil distinguir-se o artista do projetista e do empreiteiro de obras, não havendo em geral distinção entre o responsável pelo aspecto mecânico-estrutural da obra, que seria o engenheiro, e o responsável pela concepção artístico-arquitetônica, que seria o arquiteto. Alguns engenheiros militares, enviados pela Metrópole ao Brasil no tempo colonial, foram designados indistintamente, em documentos da época, como engenheiro-mor, engenheiro arquiteto, arquiteto-mor de Sua Majestade, ou mesmo como mestre-pedreiro. Arquiteto era também um título corrente entre os mestres de ofício, que se destacavam na arte de construir. 

          Assim, no Brasil e em Portugal, até princípios do Séc. XIX, a palavra engenheiro designava propriamente os engenheiros mnitares, e é por isso que o Diccionário Bluteau da língua portuguesa (1789), defi ne engenheiro como "o que se aplica à engenharia, faz engenhos ou máquinas bélicas para o ataque ou defesa de praças, que sabe de f0l1ificações, da arte de tirar planos, medir geométrica ou trigonometricamente ... o que faz quaisquer máquinas".

          No famoso Diccionário Moraes, de 1813, encontra-se uma definição análoga. Ainda em 1859, o Novo Diccionario da Língua Portuguesa de Eduardo de Faria, definia engenheiro como o "oficial que sabe arquitetura militar e dirige os trabalhos para o ataque e defesa de praças ... ", mostrando assim como era arraigado o conceito de engenheiro como um profissional militar. 3 É interessante observar que o título que se dava aos primeiros engenheiros militares era de "oficial de engenheiros", e não "oficial engenheiro", ou simplesmente "engenheiro". Dizia-se, por exemplo, "capitão de engenheiros" ou "coronel de engenheiros", dand,o, talvez, a entender que os subalternos e soldados comandados por esses oficiais seriam também engenheiros, já que se dedicavam igualmente a fazer obras, Da mesma forma, as primeiras unidades de engenharia do exército eram denominadas batalhões de engenheiros, denominação essa mantida no Brasil até o início do século atual.

          A palavra "engenharia", derivada de "engenheiro", só começou a ser dicionarizada no
início do Século XIX. Até bastante tempo depois ainda era empregado o termo "arquitetura" - seguido de um explicativo -, para designar as diversas atividades e as obras dos engenheiros:

          dizia-se, assim, arquitetura civil, arquitetura hidráulica, arquitetura militar, arquitetura naval, etc.

          É interessante observar também que o Código Civil Brasileiro de 1915, do eminente jurista Clóvis Beviláqua, refere-se apenas ao empreiteiro, ao construtor e ao arquiteto, quando trata dos direitos, obrigações e responsabilidades de quem faz uma obra; diante da lei, a figura do engenheiro, como hoje a entendemos, ainda não existia!

          Note-se que o termoengineer (engenheiro), em inglês, tem também o sentido demaquinista, ou de mecânico, o que causou bastante confusão, e algumas fraudes, entre estrangeiros que
vieram para o Brasil.

          Sobre esse assunto é curioso observar que o termo engenheiro teve no Brasil, desde os primeiros tempos, o sentido também de dono ou capataz de engenho, que eram as primitivas e às vezes toscas instalações para o fabrico de açúcar, cachaça, farinha, etc. Ilustrando esse fato, Jorge Americano conta no seu livro "São Paulo nesse tempo", que por ocasião da construção da E.F.D.Pedro II (depois "Central do Brasil") no Vale do Paraíba, em São Paulo (1871 a 1875), "as filhas dos fazendeiros smpreenderam-se com a denominação de 'engenheiros' dada aos construtores da estrada, pois 'engenheiro' era o empregado da fazenda que tinha a seu cargo o engenho de açúcar", e acrescenta: "Mas logo elas passaram a se interessar pelos engenheiros da estrada". "

 

FONTE: REVISTA MILITAR DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

 

===================================

 

VAMOS TRAZER AOS DIAS ATUAIS O QUE SIGNIFICA ENGENHARIA E ENGENHEIRO

 

Segundo o mundialmente conhecido dicionário Oxford, a palavra engenheiro significa:

Definições de Oxford Languages

 
engenheiro
 
substantivo masculino
  1. 1.
    ENGENHARIA
    indivíduo que se diplomou em engenharia e exerce a profissão em qualquer um de seus diversos ramos.
    "e. químico, eletrônico, agrônomo"
     
  2. 2.
    FIGURADO (SENTIDO)FIGURADAMENTE
    criador, construtor, elaborador.
    "ele foi o e. de sua própria desgraça"
     

E para o significado da palavra engenharia, temos o que segue:

 

engenharia
 
substantivo feminino
  1. 1.
    aplicação de métodos científicos ou empíricos à utilização dos recursos da natureza em benefício do ser humano.
     
  2. 2.
    ENGENHARIA
    formação, ciência e ofício de engenheiro.
    "e. civil, naval"

 

E agora. O que você acha que significa o termo:

 

Engenharia de avaliações?

 

E o que signficaria engenharia de avaliações de bens imóveis quanto ao valor mercadológico?

 

Quer participiar? Responda nos comentários logo abaixo...

 

Compartilhar: